Making Of do Blog



Normalmente quando vemos um blog, ficamos nos perguntando como ele é feito, como que a pessoa organiza seu tempo e como faz para que as postagens que vemos, estejam ali. Pois bem, foi pensando nisso e também na minha curiosidade quanto a outros blog, que resolvi compartilhar com vocês o “Making of” do blog Frescuras de Mulherzinha. Neste post, tentarei resumir tudo o que faço para o blog, como organizo, como filmo os vídeos, o que uso para filmar, todas essas dúvidas que muitas de nós temos sobre os blogs e as blogueiras.


Vou começar pela iluminação, utilizo dois abajures (um de luz branca e outro de luz amarela), para dar um equilíbrio de cores, na hora de gravar os vídeos e na hora de tirar fotos à noite. Eles são opções muito baratas, pois são encontrados facilmente nestas lojas de R$1,99.


Quanto às postagens, utilizo uma agendinha/caderninho, onde faço a lista de postagens que quero colocar no blog (a lista é fora de ordem de postagem mesmo), vou tendo as ideias e as escrevendo. Conforme vou tendo disponibilidade de tempo (porque algumas postagens exigem um tempo maior para sua preparação do que outras), vou postando, assim como possuo esta lista de posts, possuo uma lista de vídeos a serem gravados. A lista de vídeos a serem gravados também pode estar com o nome do “vídeo” na lista de postagens, pois depois de gravar e editar o vídeo, é preciso montar a postagem.
Nesta mesma agendinha aconselho a vocês a anotarem duas coisas a mais: Contatos de parceiros (como email e telefone) e fazer uma listinha de metas para o blog, onde vocês se dedicarão para alcançá-las de acordo com o tempo estipulado por vocês.


A Câmera que uso, tanto para gravar os vídeos, quanto para tirar as fotos, é a Finepix L55 da marca Fujifilm. É uma câmera compacta comum, de 12 megapixels e ela não grava em HD, por isso faço algumas coisas para melhorar a qualidade das fotos e vídeos. No caso dos vídeos, faço o que mencionei a cima, cuidando da iluminação e do espaço onde o vídeo é gravado, melhora muito a qualidade do vídeo se dedicar a isso.
Quanto às fotografias, os ângulos que elas são tiradas, a iluminação e aprender a usar a ferramenta macro da sua máquina são essenciais para uma fotografia de qualidade. Por estes motivos afirmo que NÃO é preciso ter uma câmera profissional ou semi profissional para conseguir fotos de qualidade e vídeos pelo menos razoáveis.


O editor de vídeo que utilizo para editar os meus vídeos varia muito (infelizmente), já usei o Movie Maker, Sony Vegas e atualmente estou usando o Pinnacle Studio. Para que vocês entendam o porque acabo tendo esta variação de editor, é simples... Quando baixo um editor via internet, nem sempre ele vem completo e gratuito, muitas vezes é apenas para testar, que é o caso do Pinnacle Studio... ele é um ótimo editor, mas não sei até quando conseguirei usufruir de seus recursos, pois ele é um programa gratuito apenas para teste.

Quanto as parcerias, uma coisa é importante entender, parceria é algo mutuo da empresa com o blog... É uma troca, não envolve divulgação por dinheiro. Anunciantes são empresas ou lojas que anunciam pagando em dinheiro... Enquanto parceria é aquela empresa que te envia produto para resenhar, produtos para sorteio, aquela empresa que você está sempre em comunicação, que tanto você deve satisfação a ela, quanto ela a você. Também existem os AFILIADOS, que muita gente acaba confundindo ou “dizendo” que é parceria, mas são coisas bem diferentes. Afiliado, é um programa onde você pode ganhar descontos para si próprio ou para suas leitoras... Assim como pode também ganhar uma comissão de acordo com suas vendas.
Vejam por este ponto... Se alguma de vocês que está lendo este post, vende Natura (primeira marca que veio na minha cabeça, mas é só um exemplo), vocês não são parceiras da marca Natura, mas sim revendedoras, certo? É o mesmo a relação de afiliados e parcerias, parcerias são uma coisa e afiliados outra. Além disso é muito importante ser SINCERA em tudo o que for falar sobre os produtos das empresas e também fazer parcerias com lojas confiáveis. Outra dica é sempre prestar esclarecimentos para a loja/empresa/marca... Se você fez um post e nele usou produtos da marca, envie o link do post, dizendo que citou a mesma. A marca com certeza agradecerá a sua preocupação.


Outras coisas devem ser levadas em consideração e que costumo fazer. Alguns meses merecem mais atenção do que em outros, por exemplo dezembro e janeiro, que é quando as pessoas costumam viajar. Durante todos os meses, incluindo os mais "críticos", um padrão deve ser mantido:
  1. 1.       Divulgação na FanPage;
  2. 2.       Divulgação via Twitter;
  3. 3.       Divulgação em sites de divulgação;
  4. 4.       Divulgação de sorteios (estas devem ser priorizadas mais ainda nos dias finais do sorteio);
  5. 5.       Divulgação de posts antigos nas redes sociais do blog (é sempre bom relembrar posts antigos nas redes sociais do blog).


Todas estas coisas que compartilhei com vocês, como dicas, fazem parte do dia a dia do meu blog: possuo uma agenda, uma câmera compacta, procuro conteúdos novos, além de relembrar conteúdos antigos. Tento me dedicar muito ao blog e sempre que posso. Me dedico cada vez mais a ele, pois quanto mais dedicação, melhor ficam as postagens, as fotos e tudo relacionado ao blog, trazendo frutos, como parcerias, futuros anunciantes, leitoras e claro o seu blog fica cada vez mais conhecido, conforme ele cresce.
Durante este ano de 2013, tenho muitas ideias e pretensões para o blog, o que me ajuda a ficar focada nestes objetivos e trabalhar para alcança-los, por isso é tão importante ter tudo organizado e ter a listinha de metas.
Espero que vocês tenham gostado de tudo que compartilhei, sei que ficou grande o post e peço desculpas por isto, mas prefiro um post grande, bem explicado... mas que vocês possam entender tudo o que quis dizer, do que um post pequeno, mal explicado e que não sirva pra nada.
Se vocês tem alguma dúvida que não está aqui, deixem nos comentários e farei o possível para responder ela nos comentários mesmos ou em um novo post.
Beijos e até a próxima.

Compartilhe:

27 comentários

  1. Grazi, que postagem PERFEITA, sem mais!
    Também tenho uma rotina para o blog. Além de tudo isso que você falou, também tenho um caderninho de finanças para controlar meus gastos e também saber o que eu posso comprar em produtos, em sorteios ou em outras coisas para o blog. Farei uma postagem assim em breve e te mando o link para você saber também o que faço para que o meu blog melhore sempre.
    Beijinhos:*
    www.elainezanol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, que bom que gostou. Fico feliz! ;)
      Faça sim, que terei o maior prazer em conferir a postagem! ;)

      Excluir
  2. Amei a postagem, tenho certeza que tirou as dúvidas de muitas pessoas!
    Estou seguindo aqui, amei seu blog!
    Beijos
    gabriela-amorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, que bom que gostou... realmente espero ter tirado as dúvidas de muitas pessoas!
      Beijos

      Excluir
  3. Parabéns pela postagem flor, super útil :)
    Gostei da dica de enviar o link de uma postagem para a empresa q referimos... curti bastante!!!
    Beijos

    July Lima - Ego Moderno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi July, que bom que gostou, fico feliz! :)
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Ótimo post, muitas blogueiras deveriam ler! Eu não anoto minhas ideias em caderninho, anoto dentro do blogger como novo post para eu ir completando! Adorei :D


    Seguindo o blog, conheça o meu!
    Att. Tanara s. Hormain
    Estudante de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal
    http://www.tatashhormain.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tanara... fico feliz que você tenha gostado da postagem!
      Beijos

      Excluir
  5. Amei esse post Grazi !! Super completo, vc é muito organizada !! Agora eu tmb estou tentando deixar tudo certinho em um caderninho :D
    Beijos

    ascarus.com

    ResponderExcluir
  6. Amei amei e amei o making of do blog Grazi. Isso vai ajudar mts meninas como eu, que tem dúvidas na hora de melhorar o Blog. Realmente dicas muito bons, e válidas.
    Continue fazendo postagens assim, mega interessantes *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, fico super feliz em você ter gostado! ;)
      Beijos

      Excluir
  7. Oie, amei o blog e o post tb! Mts dicas legais!
    Parabéns pelo blog!
    BEijos

    http://perfeitavaidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, fico feliz que você tenha gostado do post.
      Beijos

      Excluir
  8. Nossa que legal esse post! Adoreiiiii!

    Post super completoo, parabéns pela organização!

    beijOO
    ^^

    http://www.achadosdabrunna.com.br/
    Visita?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, obrigada, tento ser organizada... haha... fico feliz que tenha gostado.
      Claro, irei visitar.
      Beijos

      Excluir
  9. Amei o post Grazi, parabéns, tenho uma rotina mais ou menos assim tb...

    ResponderExcluir
  10. Suas dicas foram maravilhosas! Tenho uma luminária fluorecente branca e jamais pensei que a amarela fosse dar um bom equilibrio. Meu caderno do blog é mais bagunçado do que caderno de menino de escola uhsusha, mas por incrível que pareça me entendo com a bagunça. haha
    Beijos
    www.sweetbleeding.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Vc é bem organizada e dedicada com o blog, acho que por isso que sempre tem pessoas comentando e eu estou sempre por aqui também.
    Eu não era muito de comentar em blogs, mas comecei a gostar de comentar no seu e alguns outros.
    Tenho certeza que ele crescerá muito ainda!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Jane, fico muito feliz... espero que eu possa realmente continuar com esse trabalho e que cada vez ele cresça mais.
      Beijos

      Excluir
    2. Com certeza vai sim! :)

      Excluir
  12. Perfeito, é muito bom ter organização, eu sou meio paranóica com isso tanto pro blog quanto pra visa pessoal sou assim, cada coisa em seu lugar. Estamos no inicio do blog completamos um mês no ultimo sábado dia 12/01 então ainda falta muito em matéria de organização, fizemos a fanpage, mas ainda não divulgamos, o mesmo acontece com o canal no Youtube, estamos indo bem devagar pra fazer uma coisa bem feita e não de qualquer jeito. Ótimo post Bela.

    Bjos,
    Equipe Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, verdade, é importante ter uma organização. A dica que te deixa, é priorizar um desses locais primeiro para divulgação, depois o outro e assim por diante, fica mais fácil. ;)
      Beijos

      Excluir
  13. Adorei o post!! daqui a pouco vai virar colaboradora do CBB!!
    Bjs, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana... ficarei feliz se isso acontecer... haha... ;)
      ;**

      Excluir