COMO LAVAR SUAS PEÇAS DE TRICÔ E CROCHÊ? | DICAS PARA QUE ELAS DUREM


Uma dúvida muito frequente de consumidoras de linhas e lãs, sejam elas, artesãs ou consumidoras finais, é "Como lavar suas peças de tricô e crochê?"... E saber lavar corretamente pode e muito provavelmente acabará se tornando essencial para manter as suas peças com "cara de novas".

Apesar do que muitos pensam, não existe muito mistério, apenas alguns cuidados... Cuidados dos quais, quem produz a peça poderia conferir até mesmo na embalagem de lãs e linhas, pois em sua maioria elas possuem instruções de lavagem.

Peças Coloridas:
As peças coloridas, principalmente aquelas que possuem mais de uma cor, na mesma peça, jamais devem ficar de molho, pois você pode correr o risco de ter manchas de coloração diferente em áreas diferentes da peça, além de parecerem completamente desbotadas após uma ou duas lavagens, lembrando até mesmo peças bem velhas... Isso vale principalmente para quem trabalha com barbantes, pois ele tende a ficar com a aparência de muito velho e desbotado, caso você o deixe de molho!

Peças Brancas:
Ao contrário do que nos é de costume, nada de colocar alvejante, água sanitária ou algo assim, esta dica valem para peças brancas e aquelas "em cor crua" também! Procure lavar com sabão transparente, de coco, ou branco! Assim você evita que suas peças acabam manchando ou ficando com coloração amarelada de forma indesejada... E lembre-se, nada de secar no sol, pois o sol costuma amarelar tanto roupas, quanto peças feitas em tricô e crochê!

Forma de secar:
O ideal, principalmente em peças, como tapetes e jogos de banheiro, é secar de forma horizontal, ou seja estendido, nada de pendurar no varal, pois a peça molhada, tende a concentrar a água em uma das partes, o que pode fazer com que a peça fique parecendo deformada após seca! 

Além disso, o ideal é sempre secar suas peças de tricô e crochê em um local seco e arejado, ou seja, evitando o sol, se não for possível, procure não colocar as peças para secar em um horário que o sol esteja a pico!

E para encerrar esta postagem, quero deixar uma dica extra para aquelas que vão lavar e limpar suas peças de barbante, principalmente jogos de banheiro...

A dica é não deixar acumular muita sujeira, então nada de deixar um tapete para ser limpo após um mês de uso, lembre-se sempre de varrer, fazer aquelas limpezas rápidas e não demore mais do que cerca de dez dias para lavar seus jogos de banheiro e mais ou menos o mesmo tempo para tapetes de forma geral.

Espero que este post tenha te ajudado de alguma forma e se quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, me siga nas redes sociais, procure por "Atêlie Grazi Lemos" e você me encontrará tanto no Facebook, quanto no Instagram e lembrando que em breve retorno com o canal do Youtube, então aguardem por tutoriais de crochê, tricô e também costura criativa!
Beijos e ótimo final de semana a todos!

Compartilhe:

0 comentários